quinta-feira, 24 de abril de 2008

Perseverança é coisa de padre?

Perseverança. Sempre me falavam esta palavra durante as catequeses, nas missas, nas palestras, mas eu, no ápice da minha aborrecência não tinha noção da importância desta palavra. Apesar da sua aparência pacífica, bíblica, perseverança é uma palavra de muita força. Denota fortaleza, constância. Esperança e perseverança são foneticamente parecidas, completamente diferentes em sentido e atividade, porém complementares. A esperança sozinha é estática, passiva, não faz a diferença. A perseverança sem a esperança não faz sentido. Lutar, resistir, prosseguir, mas pra onde? Por quê?

Eu falo da esperança não no sentido religioso, não confundam com fé religiosa, mas a esperança de algo novo, melhor, diferente. Um novo carro, uma nova casa, um novo amor. Não vamos conseguir trocar de carro se não trabalharmos duro pra isso. Não vamos ter uma nova casa se não nos esforçarmos para conter as despesas domésticas. Não vamos ter um novo amor se não seguirmos procurando. Esta força, de recomeçar todos os dias, de reiniciar é a perseverança. A luta com esperança.

Hoje pela manhã me peguei pensando nisso. Desde quando paramos de usar a perseverança no nosso vocabulário? Por que só ouvimos isso de padres, hoje em dia? Será que simplesmente mudamos o nome ou jogamos a responsabilidade pra Deus? Deixamos de lutar por nós e passamos a esperar a ajuda do Silvio Santos ou do Faustão? Nosso conflito é de fé ou comodismo? O nosso problema é só do Governo ou também da nossa bunda grudada no sofá?

Eu já tenho as minhas respostas. Decidi reintegrar a perseverança ao vocabulário. Neste pequeno texto eu usei dez vezes a perseverança. Não vou deixar que padres me digam para ser perseverante. Eu sou perseverante. Vou fazer diferente e fazer a diferença. Posso contar com você?

2 comentários:

Dinha disse...

Bate aqui, Astolpho! Quando falo de fé, falo de uma força que não nos faz desistir dos nossos objetivos. A palavrinha mágica? Perseverança. Amei! Tô contigo nesta!

Anônimo disse...

Adorei seu post!