quarta-feira, 7 de maio de 2008

Estômago de Urubu

Eu realmente gostaria de entender essa disposição ou indisposição de algumas pessoas com relação à alimentação. Lá em casa, segundo a Dona Genô, eu tenho Estômago de Princesa e eu já digo que ela tem Estômago de Urubu. Acho que ela é capaz até de comer comida estragada que nem gases têm! Já eu, se algo não me cai bem, faço o maior fiasco com enxaqueca, vômitos, dores, etc. A explicação mais lógica que eu encontro é na tal vitamina "S".

Sempre fui super protegido quando pequeno. Sabe aquelas crianças que aparentam ter 50kg só de roupas? Pois é. Tinha e ainda tenho renite e bronquite alérgica, e só quem tem bronquite sabe como é. Assim sendo, nunca me deixavam ter contato com os agentes imundos da infância. Sem pé no chão, sem brincar com animais, sem comer terra ou por pedras na boca, banhos de chuva ou brincadeiras no barro. Não fui menos feliz por isso, porém acho que minha imunidade não foi fortalecida nesta época.

Já a Dona Genô não. Pelos relatos que tive da minha sogra, Dona Genô teve várias aventuras envolvendo o submundo microbiano. Não posso narrar com a devida riqueza de detalhes que merece, pois não presenciei, porém eu sei que certa vez ela acabou mergulhando involuntariamente dentro de uma caixa d'água, aquelas com água verde, cheia de larvas de mosquito (hoje isso seria um problema), e acabou bebendo bastante água. Ou então, quando dada por sumida, foi encontrada dormindo dentro do balcão, sob a pia da cozinha, agarrada firmemente a um saco de açúcar, já pela metade. Ah, e sei também que ela acabou tomando seiva de planta (aquele leitinho branco que sai de algumas plantas quando se corta) por iogurte, oferecido pelas suas (mui) amigas.

Vejam como estes fatos foram determinantes à futura imunidade. Lógico que nenhum pai ou mãe deixaria algo de ruim acontecer, pois algum acidente poderia ser fatal, mas não há necessidade de tanta preocupação, principalmente com a limpeza. Relaxe, a vida é assim. Não dá pra ficar limpando tudo a toda hora, nem mesmo ficar de olhos vidrados o tempo todo sobre o rebento. Já aprendi essa! Aos neuróticos de plantão eu digo:

- Um VIVA à vitamina "S"!

Nenhum comentário: