terça-feira, 6 de maio de 2008

Eu e meu negro futuro

Salve!

Sou um cara que gosta de futebol. Já pude deixar isso claro nos posts anteriores. É difícil encontrar, embora existam muitos, homens que não gostem de futebol. Por mais que não falem nada durante muito tempo, sempre berra o telefone, com alguém que você não esperava, pra tocar uma flauta. E é por futebol que hoje ando meio deprimido e já vislumbrando meu negro futuro, apesar de não torcer pelo Juventude, que foi massacrado com uma maiúscula vitória do Internacional, oito a um.

O meu futuro é negro.

O Juventude, apesar de sofrer tal humilhação, tem um bom time e um bom técnico. Não passou adiante na Copa do Brasil por detalhe e logo já estará encarando a série B, com grandes chances de retornar à elite do futebol brasileiro.

O Internacional, com um bom time, montado há muito tempo, é o grande favorito aos dois títulos nacionais este ano. Venceu o campeonato gaúcho e deve atingir, bem antes da chegada do seu centenário, a cota de 100 mil sócios, num trabalho maravilhoso iniciado por Fernando Carvalho, o maior presidente que o colorado já teve. Vencendo a Copa do Brasil já estará na Libertadores em 2009, bem cedo. Se não vencer, mole-mole consegue a vaga no Brasileirão, sem precisar ser campeão, apesar de ser o grande favorito. Assim, o ano de 2009 será insuportavelmente feliz para os colorados, principalmente se as minhas previsões para os azuis forem como imagino.

O meu futuro é negro.

Agora vamos falar do meu time, o Grêmio. Depois de perder a final da Libertadores para o Boca Juniors, ano passado, mudou O TIME INTEIRO. Perdeu os melhores jogadores que tinha, perdeu os líderes dentro e fora de campo. Montou um time medíocre, com um técnico medíocre, não contrata nenhum jogador por mais de um ano, está atolado em dívidas, onde a previsão mais otimista diz que as coisas começam a melhorar a partir de 2012, e é sério candidato ao rebaixamento em 2008, pela terceira vez. Se não for neste ano, é provável que caia no ano que vem, no centenário colorado. E o pior é que a diretoria do clube continua achando que tudo está bem. Não há esperança para torcida gremista em 2008. Foi eliminado do Campeonato Gaúcho pelo Juventude (provavelmente a goleada do Inter seria sobre o Grêmio) e eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético-GO, um time da terceira divisão, que foi abatido na fase seguinte pelo poderoso São Caetano, da segunda divisão.

O meu futuro é negro.

O cenário atual não é bom e o projetado é pior ainda. De um lado o colorado se fortalecendo, ganhando porte, estruturado e firme, com dinheiro no bolso e grandes competições a disputar, tendo uma torcida empolgada e apaixonada dando dinheiro ao clube, é de se esperar que o Inter domine o Rio Grande durante muitos anos, já que o seu principal rival regional, o Grêmio, está fazendo exatamente o contrário. Não tem um bom time, não tem um bom técnico, não conquista a torcida e está cheio de dívidas. Vai perder espaço para os vermelhos. Por isso o meu futuro é negro.

Dona Genô é colorada e eu gremista. Durante dez ou quinze anos, a história colorada vai estar mais viva, recente, com mais títulos. Em dez ou quinze anos devemos ter adolescentes ou pré-adolescentes em casa, provavelmente fardados de vermelho. Serei o único gremista em um ninho colorado, porém o homem da casa, o pai, o chefe, "o cara", mas sempre à mercê das flautas. Não vou amá-los menos por isso, mas que o meu futuro é negro, é sim. Ou será vermelho?

Nenhum comentário: